Comprar Passagens Aéreas Baratas – O Momento Certo

Saber qual é a hora certa para comprar as passagens aéreas mais baratas pode ser um grande desafio.

São tantas as variáveis e opções que muitas vezes não e fácil tomar uma decisão. Mas nós damos uma ajuda.

Preparamos este post para divulgar algumas das melhores dicas para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas e quais são as melhores épocas para encontrar os preços mais baixos.

Comprar com antecedência. É um bom negócio?

Se já esta a pensar nas férias do próximo ano ou planejar uma viagem para daqui a seis meses é natural que comece a fazer as primeiras pesquisas de passagens para encontrar os melhores preços.

É muito frequente encontrarmos a informação de que comprar antecipadamente sai mais barato. Mas não é bem assim. Na verdade, quem beneficia deste tipo de compra são as companhias aéreas que garantem os passageiros com um grande tempo de antecedência.

Além disso, existem alguns riscos se comprar as passagens muitos meses antes da data de viagem, pois a companhia pode deixar de operar no horário que tinha escolhido e você vai ter de ser alocado em outro horário, os preços podem baixar por causa de uma promoção de última hora, ou a empresa pode mesmo cancelar ou alterar o trecho.

Assim, consideramos que o período ideal será entre 60 a 90 dias antes da data da partida para os destinos internacionais e 25 a 35 dias para os destinos nacionais.

Uma dica importante: nunca deixe para os últimos dias a compra das passagens. Se o fizer poderá pagar até 5x mais. Não corra esse risco.

Viajar na baixa ou na alta temporada?

A época de alta temporada abrange janeiro, a primeira quinzena de fevereiro, julho, e a primeira quinzena de dezembro, bem como os feriados. A baixa temporada corresponde aos restantes meses.

No entanto se viajar para destinos na Europa e Estados Unidos os períodos são diferentes. A alta temporada decorre entre junho e setembro, assim como no na segunda quinzena de dezembro.

Nos períodos de alta temporada, como há uma maior procura, é natural que os preços das passagens sejam mais altos. Já na baixa temporada é possível encontrar os preços mais baratos, pois a procura por passagens aéreas é menor. Nesta época do ano as companhias aéreas lançam frequentemente promoções.

Depois existem ainda épocas específicas em que os preços das passagens baixam muito. Por exemplo na época de furacões no Caribe ou nos meses de Inverno na Europa.

Os voos corujão são outra das opções que pode escolher para viajar mais barato. Conheça um pouco mais sobre as passagens aéreas de madrugada e como funcionam.

Dicas Finais

A melhor dica para quem procura passagens aéreas baratas é fazer pesquisas com muita frequência, pois os preços estão sempre a mudar. Se encontrar uma promoção com grandes descontos ou as tarifas mais baixas não hesite e faça a reserva.

A comparação das tarifas é outra das ferramentas importantes para conseguir os preços mais baixos. Utilize por exemplo o site Momondo para comparar as melhores ofertas para o seu destino com indicação dos melhores preços por valor, tempo de viagem, época do ano, entre outros critérios.