Tudo sobre Bagagem de Mão e Despachada

Se vai viajar de avião confira todas as informações sobre a bagagem de mão e a bagagem despachada, assim como as dimensões, tudo o que pode e deve transportar…

Todos os viajantes que viajem para destinos nacionais e internacionais em classe econômica podem transportar uma bagagem de mão gratuitamente. As mesmas devem ser guardadas por baixo dos assentos ou nos compartimentos respetivos que se encontram por cima das poltronas.

Na bagagem de mão deve transportar todos os objetos e artigos de valor, frágeis ou importantes como documentos, dinheiro, remédios, câmeras fotográficas, tablets, etc.

No entanto, tenha em atenção que o peso máximo permitido é de 5 kg por pessoa e a dimensão máxima é de 115 cm ou 45 polegadas considerando a altura, largura e comprimento. Caso a sua bagagem de mão ultrapasse estas dimensões terá de ser transportada como bagagem despachada no porão do avião.

Além da bagagem de mão os passageiros ainda podem transportar mais um artigo pessoal sem custos adicionais como bolsa ou maleta, casaco, guarda-chuva, laptop, entre outros equipamentos.

A bagagem despachada são todas aquelas que são registradas e etiquetadas durante o processo de check-in e que são transportadas no porão da aeronave.

É aconselhável não transportar objetos de valor na bagagem despachada. Como referimos anteriormente tudo aquilo que seja valioso e importante deve ser levado na bagagem de mão.

Em classe econômica os passageiros podem transportar gratuitamente 23 kg e mais 10 kg se viajar com a tarifa flex; mais 20 kg na tarifa top e relax. Os valores variam conforme o destino final (Brasil, América do Sul, América do Norte, Europa).

Confira no site das companhias aéreas todas as condições das franquias de bagagem.

Antes de viajar recomendamos que identifique a sua bagagem colocando o nome, endereço, e telefones de contato, dentro e fora da mala, use cadeados para garantir uma maior segurança, e transporte todos os objetos de valor consigo na bagagem de mão.

Confira ainda todos os objetos permitidos e proibidos que podem ser transportados na bagagem de mão e na despachada.