Viagens para a Europa no Inverno – O Que Fazer

No fim do ano, muita gente deixa o sol, a praia, e o calor e ruma a paragens mais frias em direção ao hemisfério norte.

As cidades europeias são uma das principais escolhas para quem gosta de neve e frio nos meses de inverno, entre dezembro e março.

Uma das principais vantagens em viajar na época de Inverno para a Europa é que os preços dos hotéis e das passagens aéreas ficam muito mais baixos. A única exceção é mesmo o período de Natal e de fim de ano.

Nos restantes meses os preços são mesmo muito bons e vale a pena aproveitar as promoções que frequentemente são lançadas pelas companhias aéreas e as redes hoteleiras.

No Inverno não faltam atividades, cidades e paisagens para descobrir de Norte a Sul da Europa.

Começando pela Escandinávia, o viajante pode assistir a um espetáculo único – as luzes da Aurora Boreal – com maior probabilidade de ser vista a norte do Circulo Polar Ártico.

As principais cidades da Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, apesar do frio e da neve, enchem-se de luz e cor nos Mercados de Natal, onde é possível sentir o espírito natalino e comprar artesanato local.

Em países como a Alemanha, Áustria, e República Tcheca, os Mercados de Natal também são um evento tradicional na maioria das cidades destes países. As principais praças e avenidas possuem várias barraquinhas onde pode provar iguarias e delícias culinárias. Os mercados de Munique, Viena, Praga e Colônia são alguns dos mais conhecidos.

Para quem gosta de esportes de neve pode sempre optar pelas estâncias de esqui existentes por toda a Europa. Os Alpes suíços e franceses oferecem centro de ótima qualidade para a prática de esqui e snowbarding. As localidades de Courchevel, St. Anton, Borovets, ou mesmo Andorra, entre a Espanha e a França são alguns dos destinos de eleição.

Os países da Europa do Sul como Portugal, Espanha, Itália e Grécia têm um clima mais ameno e o frio é menor. Os meses mais chuvosos costumam ser outubro, novembro e dezembro. Já de janeiro a março os dias são frios, mas o céu costuma estar limpo e o sol a brilhar.

Visitar a Europa na baixa temporada pode ser bom para visitar algumas cidades mais frequentadas por turistas o resto do ano. Os monumentos e museus de Londres, Paris, Roma e Amsterdã têm filas pequenas ou inexistentes e além disso os hotéis fazem ótimas promoções com reduções de preço que podem chegar aos 40% em alguns casos.

Ao planejar uma viagem para a Europa no Inverno é preciso ter em mente que nesta época do ano as temperaturas são baixas e os dias são mais curtos, pois há menos tempo de luz natural o que condiciona a realização de passeios ao ar livre. Além disso, pode acontecer que algumas atrações turísticas estejam fechadas para reparação ou manutenção.

Na mala não se esqueça de levar roupas bem quentes (meias térmicas, gorro, luvas, cachecol) e calçado adequado para o frio e a neve.

Aproveite as promoções e os preços baixos nesta época do ano e viaje para a Europa na baixa temporada. De Norte a Sul e de Oeste para Este vai encontrar muitos destinos surpreendentes para conhecer na época de Inverno.